Ansiedade e Estresse: Intervençoes em abordagem Analitico-comportamental

22/02/2014 19:39

O objetivo deste artigo é compreender, avaliar e associar em uma perspectiva da analise do comportamento, a ansiedade e o estresse, com o intuito de traçar estratégias no tocante ao seu enfrentamento. Para a Psicologia Analitico-comportamental, explicar um comportamento significa estabelecer relaçoes entre eventos, configurando o que chamamos Analise Funcional do Comportamento. Esta é ponto crucial, visto que a identificaçao dessas relaçoes entre "organismo-ambiente" é fator importante para identificarmos quais as contingencias que geram e mantém o comportamento ansioso, para estabelecermos, assim, intervençoes eficazes e duradouras.

Analisar é selecionar um comportamento do organismo e procurar suas relaçoes com o ambiente (fisico e social), levando em consideraçao variaveis historicas. Sao de extrema importancia os eventos ambientais, pois estes sao alteraçoes que ocorrem no ambiente e que antecedem ou seguem os eventos comportamentais em tempo e espaço. Eles podem estar dentro ou fora do organismo e é explicado através da interaçao de variaveis que sao filogenéticas, ontogenéticas e culturais.

 

Elementos Filogenéticos da ansiedade:

 

Em nossos ancestrais, bem como em outros animais superiores, o mecanismo da ansiedade (e do estresse), foi destinado a sobrevivencia diante dos perigos concretos e proprios da luta pela vida e portanto foi um "sentimento" util para a preservaçao desta. Era o caso, por exemplo, das ameaças de animais ferozes, das guerras tribais, das catastrofes do tempo, da busca pelo alimento, da luta pelo espaço geografico, etc. No ser humano moderno, apesar dessas ameaças concretas nao existirem tal e qual como outrora, seja por sua natureza, seja por sua frequencia, este equipamento biologico continuou existindo, persistindo em nossa biologia a capacidade de reagirmos ansiosamente diante das ameaças. 

Como foi relatado anteriormente, a ansiedade é util à preservaçao da vida, nos mantendo em estado de alerta. No entanto, quando a ansiedade torna-se patologica e cronica, o individuo tem seu desempenho pessoal, social e profissional prejudicados (BALLONE, 2005). Ja' o estresse pode afetar o organismo do individuo de varias maneiras, e os principais sintomas podem variar de pessoa pra pessoa. Nao somente situaçoes ruins nos deixam estressados, visto que também existem as crises por ganho. O fato de um evento emocional como o estresse ou a ansiedade afetar o organismo, se deve ao intimo relacionamento entre o sistema imunologico (defesa), sistema nervoso (controle) e sistema endocrino (hormonal). A psicoterapia Analitico-comportamental é indicada, pois traz resultados comprovados, eficientes e duradouros, nao somente nos tratamentos dos transtornos de ansiedade, como de outras queixas em ambito clinico.

 

O que é a ansiedade? Quais sao os sintomas?

 

A ansiedade é uma sensaçao decorrente da excessiva excitaçao do Sistema Nervoso Central (Sistema simpatico) do eixo hipotalamico-pituitario-adrenocortical, em virtude da interpretaçao de uma situaçao de perigo. Fisiologica e comportamentalmente é similar ao medo, porém é diferente dele, pelo fato do medo ter um fator desencadeante real e palpavel; enquanto na ansiedade, o fator de estimulo teria caracteristicas mais subjetivas. A ansiedade é o grande sintoma de caracteristicas psicologicas que mostra a intersecçao entre o fisico e o psiquico, uma vez que tem claros sintomas fisicos como: taquicardia, sensaçao de opressao e desconforto, inquietaçao interna, insonia, sudorese, tremores, tensao muscular, apreensao desagradavel, aumento das atividades glandulares, da motilidade intestinal, cefaléia, medo difuso e impreciso, medo de perder o controle e em casos mais graves, a despersonalizaçao. Toda esta excitaçao é responsavel pela descarga de um neurotransmissor chamado Noradrenalina e que é produzido nas supra-renais, locus ceruleos e nucleo amigdaloide.

A ansiedade é vista como um sentimento util para a preservaçao da vida, sendo um sinal de alerta que possibilita ao individuo uma maior atençao sobre um perigo iminente, para assim poder traçar estratégias adequadas para sua defesa. No entanto, quem sofre de ansiedade, tem seu desempenho pessoal, social e profissional prejudicados, paralisando o individuo e trazendo-lhes prejuizos, nao permitindo uma preparaçao adequada para lidar com situaçoes ameaçadoras (BALLONE, 2005). Embora a ansiedade favoreça a adaptaçao, ela o faz somente até certo ponto, até que nosso organismo atinja um maximo de eficiencia; em excesso, torna-se contraproducente, ou seja, a partir de um ponto excedente de ansiedade, ao invés de contribuir para a adaptaçao, concorrera' exatamente para o contrario, ou seja, para a falencia da capacidade adaptativa.

 

Principais tipos de Transtornos de Ansiedade:

- Sindrome do Panico;

- Fobia Especifica;

- Fobia Social;

- Estresse Pòs-Traumatico;

- Transtorno Obsessivo-Compulsivo;

- Transtorno de Ansiedade Generalizada;

 

O que é o Estresse? Quais sao os sintomas?

 

O estresse, seja ele de natureza fisica, psicologica, interpessoal ou social (vale a pena salientar que esta separaçao é a nivel didatico no intuito de facilitar o estudo qualitativo), é composto por um conjunto de reaçoes fisiologicas que se forem intensas, ou duraveis, podem levar ao desequilibrio do organismo.  A reaçao ao estresse é uma atitude biologica necessaria para a adaptaçao a situaçoes novas e reaçao de alerta. Este pode ser dividido em dois tipos basicos: o estresse cronico e o agudo. O primeiro é aquele que afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia, mas de uma forma suave. Ja' o estresse agudo é intenso e curto, sendo causado normalmente por situaçoes traumaticas e inesperadas, como por exemplo, no caso da morte de uma pessoa querida.

O estresse pode afetar o organismo de diversas formas, e seus sintomas podem variar de acordo com a subjetividade de cada sujeito; levando em conta a sua historia de vida, bem como sua percepçao dos acontecimentos. Neste contexto, existe uma sensibilidade pessoal que reage quando enfrentamos um problema, e essa particularidade explica como lidamos com situaçoes desafiadoras, que sao proprias de cada individuo e que fazem parte da nossa rotina. Nao somente as situaçoes ruins nos deixam estressados, como ja foi relatado. Todas as grandes mudanças que atravessamos na vida sao situaçoes estressantes, quaisquer que sejam elas. Apenas a nivel ilustrativo, temos as crises de desenvolvimento, que sao fases latentes de estresse. Quanto à sintomatologia, o excesso de estresse pode causar desde dores corporais, como queda de cabelos e até sintomas sérios como hipertensao e problemas de coraçao (aperto no peito, sensaçao de sufocamento, respiraçao curta e ofegante). Os principais sintomas fisicos sao: dores de cabeça, indigestao, dores musculares, insonia, taquicardia, alergias, mudança de apetite, gastrite, dermatoses e esgotamento fisico. Os principais sintomas psicologicos sao: apatia, memoria fraca, tiques nervosos, isolamento e introspecçao, sentimentos de perseguiçao, desmotivaçao, autoritarismo, irritabilidade, emotividade acentuada e ansiedade. Eis o ponto de convergencia e semelhanças sintomatologicas entre o estresse e a ansiedade, portanto estas sendo fisiologicamente semelhantes.

A hipotese de que a severidade ou presença de eventos de vida estressores sao preditivos de sintomas de ansiedade ou mesmo de transtornos de ansiedade, tem sido alvo de estudos recentes com adultos e adolescentes. A relaçao etiologica entre a exposiçao à eventos de vida estressores e o surgimento de sintomas e transtornos de ansiedade em geral, apesar de plausivel, tem sido pouco estudada. Pouco se sabe como as mudanças na carga de estresse ao longo do tempo se relacionam com as mudanças nos sintomas prodromicos de ansiedade e propriamente no desenvolvimento de um transtorno de ansiedade. Sabe-se que os sintomas preditivos de ansiedade podem surgir anos antes de um transtorno definitivo, em resposta a eventos estressores, como por exemplo, desavenças interpessoais significativas entre pacientes e adultos. Os estressores dessa natureza, sao co-responsaveis pelo surgimento de transtornos mentais a curto, médio e longo prazo, bem como podem precipitar a recorrencia de quadros psiquiatricos (MARGIS, ICON, COSNER, SILEIRA, 2003). Frente a uma situaçao estressora, o tipo de resposta de cada individuo depende nao somente da magnitude e frequencia do evento estressogeno, como também da conjunçao de fatores ambientais, genéticos e culturais. Mesmo as capacidades individuais de interpretar e avaliar parecem ser geneticamente influenciadas. A resposta de enfrentamento ao evento estressor, selecionada a partir dos componentes cognitivo, comportamental e psicofisiologico, caso consiga eliminar ou solucionar a situaçao estressora, provocara' uma diminuiçao da cascata fisiologica ativada. Se a resposta ao estresse gerar ativaçao fisiologica frequente e duradoura ou intensa, pode precipitar um esgotamento dos recursos do sujeito com o aparecimento de transtornos psicofisiologicos diversos, podendo predispor ao aparecimento de transtornos de ansiedade, entre outros transtornos mentais.

 

Padrao Comportamental dos Transtornos de Ansiedade e intervençoes psicoterapeuticas:

 

O padrao comportamental caracteristico dos Transtornos de Ansiedade, de acordo com grande parte da literatura, é a esquiva fobica, ou seja, na presença de um evento ameaçador ou incomodo, o individuo emite uma resposta que elimina, ameniza ou adia esse evento, sendo os termos técnicos utilizados como fuga e/ou esquiva, dependendo das condiçoes apresentadas, condiçoes estas sempre em interaçao organismo-ambiente. O que diferencia cada um destes transtornos é o tipo de evento experimentado como ameaçador ou incomodo e/ou o tipo de resposta que o sujeito se engaja de forma a produzir uma diminuiçao do contato com o estimulo aversivo.

Entre as intervençoes propostas atualmente para o tratamento psicologico desses problemas em abordagem comportamental, adota-se o procedimento de exposiçao com prevençao de respostas como principal intervento (Salkoviskis e Kirk, 1997). Esta técnica, chamada dessensibilizaçao gradativa ou sistematica, é utilizada na clinica e consiste em expor o cliente repetidas vezes e por um tempo prolongado (45 min a 2h) às situaçoes que provocam desconforto ou ansiedade, geralmente maximizando a situaçao aversiva, enquanto que se pede que o paciente se abstenha de realizar qualquer ritualizaçao, no sentido de se deparar com o problema e trabalhar o sofrimento. As exposiçoes geralmente sao realizadas de forma gradual, partindo dos estimulos que produzem menor sofrimento ou sofrimento moderado, em direçao àqueles mais perturbadores. As sessoes de exposiçao aos estimulos ansiogenicos, podem ser realizadas de forma "imaginaria" ou in vivo (exposiçao real) (ZAMIGNANI,BANACO, 2005). Exemplo: Um paciente chega ao consultorio com um Transtorno de Ansiedade de modalidade fobica aracnoide. Nas sessoes clinicas, ele é exposto gradativamente ao estimulo aversivo. Primeiro, apresentamos a imagem de uma aranha, depois, por exemplo uma de plastico, posteriormente ele podera deparar-se com uma viva. Este procedimento deve sempre respeitar o "tempo" do paciente / cliente. Outro exemplo seria do paciente que sofre de agorafobia e que devera' se expor a ambientes que seria dificil uma esquiva, neste caso, a psicoterapia, sai de contexto puramente clinico para um contexto de "campo". É interessane observar que todos esses procedimentos deverao respeitar o tempo do paciente / cliente.

 

Soraya Rodrigues de Aragao. Psicologa, CRP-11/06853

Para referir: ARAGAO, S. R.

www.consultoriapsi.net

 

Referencias:

1. ANDERY, M. (1993). O Modelo de seleçao por consequencias e a subjetividade. Esta é uma versao preliminar, ainda por ser revista de trabalho apresentado em 1993. PUC. Sao Paulo.

2. MEYER, S. B. (2003). Analise Funcional do Comportamento. 1° Ediçao. Santo André: ESETec.

3. MICHELETTO, N. (1998). Behaviorismo e outros ismos. Trabalho apresentado no VII Encontro da Associaçao Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Sao Paulo.

4.  https:// www.virtual.cpm.br  Estresse.

5. www.saudeemovimento.com.br

6. www.scielo.br Relaçao entre estressores, estresse e ansiedade.

7.www.virtualpsy.locaweb.com.br

8. www.scielo.bus-psi.org.br Um panorama analitico-comportamental sobre os Transtornos de Ansiedade.