Serviços Psicológicos Online

15/12/2013 14:05

 

 

Não é nenhuma novidade que hoje em dia o uso da internet ultrapassa a função informativa, é também interativa. Sabemos que praticamente todas as relações sociais e interpessoais também são "construidas" e pautadas através da internet e que este fenômeno apresenta seus prós e contras pra nossa sociedade.

 

Levando em conta estas mudanças, em 2012 o Conselho Federal de Psicologia brasileiro revogou a Resolução CFP Nº 12/2005 e aprovou a Resolução CFP Nº 11/2012 em que aprova alguns serviços psicológicos realizados  por meios tecnológicos de comunicação a distância.

 

Os serviços psicológicos online são pautados por uma política de privacidade e sigilo de informações, bem como pelo compromisso, seriedade e ética do profissional que a oferece, e devem estar de acordo com a Resolução 11/2012 e os critérios do Código de Ética do psicólogo.

 

Dentre os serviços ofertados, estão a orientação psicológica afetivo-sexual e o aconselhamento psicológico. Estas modalidades podem ser realizadas em até 20 sessões e se caracterizam por serem breves, pontuais e informativas, não substituindo a psicoterapia presencial. Para este fim, podem ser utilizados como instrumentos: E-mail, skype, MSN, chat ou videoconferência. Somente graduados em psicologia com registro profissional e autorização do CFP podem realizar este procedimento. No site de atendimento deve conter o selo de autorização do CFP. 

 

Entre outros serviços online estão também: Processos prévios de seleção de pessoal, aplicação de testes pscológicos informatizados por resolução pertinente, supervisão do trabalho de psicólogos (neste caso realizada de forma complementar a formação profissional presencial) e atendimento eventual de clientes que já estão em processo terapêutico mas de alguma forma, estão impossibilitados de comparecer a sessão psicológica.

 

No tocante a Psicoterapia online, (que não é a orientação e aconselhamento) por ser uma abordagem recente, está ainda em fase de experimentação apenas para pesquisas que estejam devidamente cadastradas em órgãos competentes e que não tenham vínculos financeiros. 

 

Para referir: ARAGAO, S. R.  

www.consultoriapsi.net

 

 

Para maiores informações, acesse:

Resolução 11/2012: site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Resoluxo_CFP_nx_011-12.pdf

Código de Ética do Psicólogo: site.cfp.org.br/legislacao/codigo-de-etica/