Sindrome do Espectro Autistico: o maior desafio ainda é o preconceito

11/05/2014 11:22
Voce sabia que mais crianças sao diagnosticadas com autismo que Aids, cancer e diabetes juntos? Este artigo tem como objetivo alertar a sociedade sobre o que é o autismo, suas causas, principais sintomas e métodos de tratamento. Se voce conhece uma criança que apresenta os comportamentos a seguir, oriente a familia a procurar um pediatra. Quanto mais cedo o autismo for diagnosticado, melhores serao os resultados do tratamento.
 

O que é o autismo? Quais sao os principais sintomas?

O autismo é um transtorno psiconeurologico global (generalizado) do desenvolvimento infantil que é caracterizado pela triade linguagem, comunicaçao e comportamento, causando deficit nas areas sensorial, da imaginaçao e apresentando prejuizo cognitivo, relacional, comportamental e das habilidades psicomotoras, bem como na area da linguagem dificultando assim a interaçao social/socializaçao da criança por nao responder adequadamente ao ambiente. Os comportamentos sao restritos, repetitivos e padronizados, como maneirismos, gestos estranhos. Sao caracteristicos também a ecolalia (repetiçao de sons), e as estereotipias motoras (movimento dos braços como asas de passarinho, movimentos pendulares, girar objetos e girar em torno do proprio corpo, caminhar na ponta dos pés). Existe enorme dificuldade de relacionamento com outras crianças, pois elas nao brincam no processo imaginario do "faz-de-conta", nao imitam gestos e geralmente nao gostam de ser tocadas, parecem que vivem em um mundo à parte e nao olham diretamente nos olhos. Um aspecto que é importante de desmistificar é aquele que diz que o autista nao faz (ou nao gosta de fazer) vinculos afetivos; ele gosta sim, apesar da dificuldade que enfrenta, sendo o afeto um diferencial na vida deles. Muitos destes sinais muitas vezes sao confundidos com falta de educaçao e imposiçao de limites por parte dos pais. Outros sinais significativos sao como ilustra o quadro abaixo:


                                           
Dentre as causas do autismo, podemos destacar: Causas neurofisiologica, neurobiologica e genetica/hereditaria (esta ultima com 80% dos casos) nao tendo, portanto uma causa especifica. A sindrome autistica ou Transtorno do espectro autistico-TEA (assim se chama porque existem varios tipos de autismo, varias nuances dentro de um espectro com quadros sintomaticos diversos) , afetando 70 milhoes de pessoas no mundo (dados da ONU), 1 criança a cada 88, sendo sua prevalencia de 4 meninos pra 1 menina. Os sintomas surgem por volta dos 3 anos de idade e continua por toda a vida, sendo o diagnostico precoce um diferencial importantissimo. Hoje nao se fala mais em autismo, mas sim, em Espectro Autistico, que se divide em niveis ou graus como no quadro abaixo:

 

                                 


Manifesta-se até o 3° Ano de vida, mas pode ser feito um diagnostico precoce em torno dos 6-8 meses, otimizando assim o resultado da intervençao. Embora nao tenha cura e dure por toda a vida o diagnostico precoce é um diferencial importante na qualidade de vida da criança portadora de autismo. O tratamento engloba intervençoes médicas, psicologicas, educacionais, sociais e institucionais. A familia deve estar preparada e orientada para lidar com o membro da familia. O Mètodo ABA (Appliesd Behavior Analysis) e o método Teacch  (Treatment and Education ofAutistic and Related Communication Handicapped Children) sao dois recursos que tem mostrado eficacia nos seus resultados com pessoas autistas de todas as idades para desenvolver as potencialidades em comportamento direcionado para a aprendizagem, o convivio/integraçao/inclusao na sociedade em qualquer contexto que se apresente.

Em 27 de Dezembro de 2012, no Brasil, foi criada a Lei N° 12.764 chamada Lei Berenice Piana e através desta, o Brasil instituiu a Politica Nacional de Proteçao dos Direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Apesar da lei ter sido criada, observamos que a sociedade ainda é desinformada e nao esta' preparada para lidar com as pessoas portadoras de autismo. 

A inclusao social é um desafio constante, pois a sociedade nao esta' preparada pra lidar com o diferente, nao tem conhecimento e isto gera preconceito. Faz-se necessario o conhecimento do transtorno em si, bem como das politicas publicas existentes e da criaçao de outras que atendam as demandas de saude e educaçao no atendimento, preparaçao,conscientizaçao, aceitaçao e respeito ao diferente; afinal de contas, ninguém é igual. Tivemos muitas conquistas, mas muito ainda precisa ser feito. 

 

Curiosidades sobre o autismo:        

 

O Dia Mundial de Consciencializaçao do autismo é dia 02 de Abril e neste dia se veste azul. Foi escolhida a cor zul esta cor porque a maioria dos casos de autismo atingem meninos, sendo uma proporçao de 4 meninos para 1 menina. O Laço do autismo apresenta um padrao em forma de puzzle simbolizando assim a complexidade e o mistério desta sindrome, nao havendo ainda um marcador biologico para o autismo, sendo o diagnostico realizado em vista do conjunto de sintomas. 

 Soraya Rodrigues de Aragao. Psicologa, CRP-11/06853

Para referir: ARAGAO, S. R.