Como reconhecer um surto psicotico

27/05/2014 19:04

O que é Psicose?

A psicose é um quadro psicopatologico em que ocorre distorçao da capacidade perceptiva e da perda de contato com a realidade, causando prejuizos ao individuo na esfera individual, social/relacional e ocupacional. 

O que é o um surto psicotico? Como se caracteriza?

Surto psicotico é um episodio da dissociaçao da estrutura psiquica do individuo, fazendo com que este mostre comportamentos socialmente estranhos e diferentes, bizarros, devido à momentanea incapacidade de pensar racionalmente. Caracteriza-se por um conjunto de alteraçoes comportamentais de carater repentino, inesperado e intenso, acompanhado por sintomas de alucinaçao, delirio e irreconhecimento do ambiente. Existe muita angustia, ansiedade e agitaçao, ou seja, trata-se de uma doença grave, dificil e que causa muito sofrimento tanto pra pessoa quanto pra familia e que requer açoes efetivas e diretivas por parte dos profissionais de saude mental. Um surto psicotico é uma emergencia médica e exige tratamento especializado, principalmente por conta de risco de suicidio. Para ler mais: O Suicidio e a contribuiçao da Psicologia para sua prevençao e intervençoes eficazes

No quadro psicotico, estao presentes as alucinaçoes e delirios, a desorganizaçao psiquica (pensamento desconexo e fala desorganizada), tumulto emocional, ansiedade, impulsividade, oscilaçoes de humor muito acentuadas (ora muito triste, ora muito alegre), agressividade, paranoia (crenças infundadas com convicçao). 

Ex.: a pessoa relata estar sendo perseguida ou  vitima de um "complot" ou de uma conspiraçao. Uma caracteristica sintomatica é a convicçao e certeza absoluta de algo e que muitas vezes nao tem sentido logico. Podemos citar como exemplo a pessoa que diz que o vizinho do andar de baixo o persegue e quer mata-lo, mas que no andar de baixo nao mora ninguém, ou seja, é uma crença totalmente infundada.

 

Em surto a pessoa geralmente descuida-se da higiene pessoal, torna-se incapaz de realizar as atividades diarias e/ou que normalmente realizava antes. 

A psicose atinge 5% da populaçao mundial independentemente de sexo, condiçao socioeconomica, genero, raça e cultura, bem como pode ocorrer em qualquer momento do processo do desenvolvimento humano, sendo mais recorrente ao final da adolescencia e inicio da idade adulta.

Tela: La ballerina (leonid Afremov)

A psicose faz parte do conjunto de sintomas de algumas doenças tais como: esquizofrenia, transtorno bipolar, depressao severa, tumores no cérebro, epilepsia, doença de Alzheimer, lupus, insuficiencia renal e hepatica, AIDS e sifilis, podendo também se configurar entre os sintomas de algumas condiçoes médicas gerais como: Transtorno do Estresse pos-traumatico e sindrome de abstinencia de drogas licitas e ilicitas bem como da utilizaçao destas. 

Quais sao os tipos de Psicose?

1- Psicose induzida por drogas: alcool, maconha, cocaina, entre outras. Algumas pessoas apresentam uma genética para desenvolver determinados transtornos e com a psicose nao é diferente. Por este motivo, a droga é um fator ambiental relevante pra desencadear alguns disturbios;

2- Psicose organica: causada por lesão cerebral ou enfermidade física que altere o funcionamento do cérebro, como a encefalite, a AIDS, tumor cerebral, reaçao quimica a certos remédios em pessoas predisponentes;

3- Psicose reativa breve: sintomas aparecem de forma súbita em resposta a um evento muito estressante para uma pessoa muito sensível. A pessoa recupera-se em poucos dias;

4- Esquizofrenia: A esquizofrenia atinge uma em cada 100 pessoas. Há diferentes tipos como a paranóide, hebefrênica, catatônica, simples. Segundo o DSM IV, um dos sintomas para se diagnosticar esquizofrenia é a duraçao do surto de, no minimo, seis meses.

5- Transtorno Bipolar: era chamada de psicose maníaco-depressiva. Há alteraçao do estado de humor caracterizado pela alternancia de momentos de exagerada euforia (mania) com depressao. Na fase da euforia a pessoa se acha um deus onipotente e faz coisas fora da realidade, como comprar coisas sem ter como pagar, planejar viagens fantasticas, etc. Na fase depressiva pode escutar vozes que lhe dizem para matar-se.

6- Transtorno esquizoafetivo: a pessoa tem alterações como no bipolar e no esquizofrenico mas não se enquadra em nenhum dos dois diagnosticos.

Tratamento:

O tratamento é composto por medicaçao e psicoterapia. E' imprescindivel iniciar o tratamento imediatamente apos o primeiro surto psicotico, evitando complicaçoes e beneficiando o prognostico. A familia precisa também ser orientada e acompanhada sobre como lidar melhor com o paciente e reconhecer os sinais prodromicos (que estao por vir um surto).

De acordo com estudos recentes, como foi relatado anteriormente, a maior incidencia de psicose ocorrem no final da adolescencia e inicio da idade adulta, portanto devemos estar atentos a esta fase do desenvolvimento. 

A adolescencia é um periodo de profundas mudanças, sejam fisiologicas, hormonais, bioquimicas e comportamentais bem como de psicoadaptaçao para o enfrentamento de um espaço que deixa de ser o infantil para adentrar em uma fase de novas experiencias e descobertas. Leia mais: Adolescencia: periodo de mudanças. A adolescencia é a fase em que geralmente aparecem os primeiros sinais de disturbios psiquicos e transtornos emocionais, sendo a fase preferida para o inicio de psicoses como a esquizofrenia. 

A esquizofrenia é um transtorno mental ou disturbio psiquico endogeno que afeta a consciencia do "eu", a percepçao (perda do contato com a realidade), o pensamento, as emoçoes, o comportamento e as relaçoes afetivas. Leia mais: Psicopatologia: Alguns transtornos. Por ser uma fase caracterizada por mudanças em todos os aspectos, de emoçoes a flor da pele, os sintomas de personalidade esquizoide podem se mascarar na chamada sindrome da adolescencia normal, sendo neste ponto que devemos ser vigilantes. Também nao quer dizer que qualquer comportamento adolescente fora do comum se caracterize por sintoma psicotico ou transtorno psicopatologico; no entanto, os profissionais da saude tem que ter preparo conceitual e um olhar clinico acurado para saber "discernir" e a partir desta capacidade de compreensao, poder ajudar da melhor maneira possivel a sociedade, visto que é comprovado que quanto mais cedo é diagnosticado e tratado, melhor é o prognostico e menor é o sofrimento tanto para o individuo quanto pra famillia. 

Soraya Rodrigues de Aragao. Psicologa, CRP-11/06853

Para referir: ARAGAO, S. R.

 

Este artigo tem funçao informativa e psicoeducativa, nao substituindo o diagnostico profissional.

Fontes de pesquisa:

1- www.mdsaude.com/2008/12/psicose.html

2- fabiopsiquiatria2.blogspot.it/2013/10/quando-ocorre-um-surto-psicotico.html