Despersonalizaçao e desrealizaçao: do que se trata? O que provoca?

30/04/2014 10:01

Despersonalizaçao e desrealizaçao: do que se trata? O que provoca? 

A despersonalizaçao e a desrealizaçao sao fenomenos dissociativos que, quando leves, se traduzem como uma busca de adaptaçao do organismo em meio a um fator de estresse e é extremamente normal. E' quando o organismo necessita dar uma pausa para se recompor e, desta maneira, se abastecer para continuar as atividades; neste caso, é um importante mecanismo de defesa do nosso corpo: o famoso "stop please" que acontece em casos especificos como privaçao de sono, excesso de trabalho, de estudo,de preocupaçao por algo, etc., estando intimamente relacionado com a ansiedade e o estresse. 

 

Saiba mais sobre ansiedade e estresse em: Ansiedade e Estresse: Intervençoes em abordagem Analitico-comportamental

 

 

                         

A pessoa ansiosa e preocupada torna-se refém de suas preocupaçoes por tempo ininterrupto, ocasionando a falencia adaptativa do organismo, gerando estresse e adoecendo. Neste caso, se a pessoa nao para, o organismo o faz, nao tenha duvida. Quem nunca sentiu um zumbido quando estava muito cansado (a) depois de uma noite inteira acordado (a) em atividade de estudo ou trabalho? Uma dormencia generalizada no corpo quando estava experimentando uma preocupaçao por longo tempo? A pessoa em constante tensao pode desenvolver uma sensaçao de estranhamento de si mesmo e do mundo à sua volta, tipo como se estivesse vivenciando um sonho ou observando do lado externo os seus proprios processos mentais e sabe perfeitamente, tem consciencia de que aquele processo nao é normal. Nao se preocupe; Nao é nada demais, é apenas seu organismo pedindo pra descançar e é temporario. A palavra-chave é estresse. Depois de um bom descanço, tudo retorna à normalidade. 

 

Leia também: Relaçao entre estresse e cortisol: medidas preventivas e terapeuticas

Quanto à Psicopatologia, existem alguns disturbios como esquizofrenia, sindrome do panico, depressao, transtorno borderline, entre outros que apresentam fortes sintomas dissociativos que caracterizam a doença e que necessitam de diagnostico seguido de intervençao medicamentosa e psicoterapica, pois nao se trata de sintomatologia temporaria e requer tratamento.

De qualquer modo é interessante ressaltar a importancia da ajuda psicologica, seja preventiva ou quando o problema ja' esta' deflagrado. Se voce se sente ansioso, estressado, angustiado, procure a ajuda de um profissional da psicologia. O psicologo é um importante propulsor de muitos processos importantes como: administraçao das emoçoes, da raiva e dos impulsos, da gestao do estresse, entre outros.

 

Soraya Rodrigues de Aragao. Psicologa, CRP-11/06853

Para referir: ARAGAO, S. R.

 

www.consultoriapsi.net