Relaçao entre estresse e cortisol: medidas preventivas e terapeuticas

20/03/2014 23:36

O que é o cortisol? Qual seu efeito no nosso organismo?

O cortisol é um hormonio corticosteroide produzido pela parte superior da glandula supra-renal, diretamente envolvido na resposta ao estresse. O cortisol ativa respostas do corpo ante situaçoes de emergencia, transmitindo impulsos nervosos ao hipotalamo para ajudar a resposta fisica aos problemas, aumentando a pressao arterial e o açucar no sangue, portanto, propiciando energia muscular para a fuga. Por este motivo, o cortisol é chamado de hormonio do estresse.

Em proporçoes normais, este hormonio é fundamental para o bom funcionamento do corpo, melhorando a capacidade integrativa do organismo com o meio, bem como buscando restaurar a homeostase, ou seja, o equilibrio interno apos um evento estressogeno. Embora o cortisol seja necessario em nosso organismo, quando este se encontra em excesso no sangue, podera' causar danos à saude. No caso de estresse cronico, o organismo terà seus processos fisiologicos desregularizados, podendo causar aumento do risco de: obesidade, hipertensao, diabetes, infarto,  derrame, aumento do colesterol, pressao alta, elevados indices de trigliceridios, imunossupressao (sistema imunologico baixo), alteraçao dos padroes de sono, dores musculares, fibromalgia, depressao, entre outros. A exposiçao a longo prazo ao cortisol resultara' na danificaçao das células do hipocampo, levando à diminuiçao da capacidade de aprendizagem e colocando em risco os sistemas de cogniçao.

 

Qual a relaçao entre niveis de cortisol e estresse?

 

O estresse se caracteriza como um quadro externo que altera o estado fisiologico de equilibrio de um organismo, causando disfunçoes em diversos sistemas do corpo, entre eles, o circulatorio, o nervoso e o endocrino. Para saber mais sobre o estresse e seus sintomas, leia também Ansiedade e Estresse: Intervençoes em abordagem Analitico-comportamental

 

Temos dois tipos de estresse: o fisico e o mental

O estresse fisico é aquele que agride de alguma forma alguma estrutura do corpo humano. Por exemplo: fratura de um osso. Ja' no caso do estresse mental, o desequiibrio ocorre através da elevaçao da atividade cerebral e no aumento de neurotransmissores que aumentam o estado de vigilia do corpo, propiciando o estado de alerta.

Uma vez que o estresse é pontual, superada a questao, os niveis hormonais e o processo fisiologico voltam à normalidade, mas quando este se prolonga, os niveis de cortisol no organismo disparam, causando, como relatado anteriormente, inumeros danos a saude, dentre eles, a memoria. È através deste mecanismo de regulaçao que explicamos o famigerado "branco" que os alunos tem antes das provas, que sob pressao do estresse nao se lembram da questao, mas que depois da prova, vem à tona todos os conteudos momentaneamente esquecidos. A relaçao entre estresse e cortisol é tao grande, que é possivel medir o nivel de estresse através da taxa de cortisol na saliva. No entanto, o exame mais comum para detectar sua taxa é o de sangue, sendo feito pela manha.

 

 

E agora que sabemos um pouco sobre o cortisol e sua relaçao com o estresse, eis o ponto mais importante, ou seja, o pratico: como fazer para equilibrar o nivel de cortisol no sangue?

 

Para termos nosso equilibrio bioquimico, psicofisiologico e hormonal, é imprescindivel adotarmos uma conduta de vida mais harmoniosa seja no campo fisico ou mental. Alguns fatores deverao ser evitados, outros, estimulados. Devemos procurar desenvolver uma conduta mais positiva e saudavel perante a vida, procurando o auto-conhecimento, revendo nossos habitos e resolvendo nossas questoes pessoais e relacionais. Fique atento aos sinais que seu corpo emite, pois os sintomas é a linguagem do corpo. Se perceber que hà algo errado, procure um médico.

Fatores que devem ser evitados: privaçao de sono, exercicio fisico intenso, fome prolongada (dietas feitas por conta propria, sem acompanhamento profissional), dieta com grande restriçao calorica (proporciona diminuiçao da massa muscular), excesso de cafeina.

Fatores que devem fazer parte do nosso cotidiano: consumir proteina magra, praticar exercicios fisicos (sempre com acompanhamento profissional), ter uma boa noite de sono, fazer caminhadas ao ar livre, meditaçao, musicoterapia, técnicas de respiraçao, massoterapia e yoga sao bastante recomendaveis. Importante ter uma alimentaçao rica em omega 3 (encontradas nos peixes como o salmao e o atum), incluir também magnésio, vitamina C, fosfatidilserina na dieta e fazer psicoterapia.

 

Soraya Rodrigues de Aragao. Psicologa, CRP-11/06853

Para referir: ARAGAO, S. R.

 

Referencias de pesquisa:

1.  Enciclopédia Médica Ferrato

2. www.portaldocorticoide.blogspot.it

3. www.esmeraldazul.com