Ninguém e nenhuma circunstancia pode tirar o "valor" que voce possui

10/07/2014 14:22

Voce possui um valor subjetivo, imensuravel e infinito, no sentido de sua historia de vida, que é unica, e por consequencia, da formaçao e estruturaçao de determinadas caracteristicas que compoem a pessoa que voce é, e que so voce possui; ou seja, voce é unico! 

Diante de alguns fatos e circunstancias adversas da vida que nos acontecem, algumas pessoas, talvez a maioria delas, pela propria incapacidade de compreensao, nos fazem inumeros julgamentos, jà que é um habito julgar que ajudar ou mesmo compreender. 

Situaçoes ruins, tragicas ou inesperadas que surgem quando voce, por invigilancia de suas emoçoes cometeu erros, que por irresponsabilidade ou despreparo falhou em algum aspecto ou nao cumpriu algum proposito que a voce foi destinado. Nao esqueça: tudo tem consequencias. Diante dos fatos, jà que nòs, pessoas, somos habituados a atribuir valor a tudo, também queremos dar as pessoas determinado "valor" a partir de nossas proprias percepçoes, de nossas convençoes e crenças e de nossos proprios paradigmas.



 

Como afrontarmos a delicada situaçao? 


Entenda que o valor que nòs possuimos nunca nos é tirado, mesmo que aconteçam coisas ruins na nossa vida. Todos nòs estamos em continuo processo de aprendizado e é esperado que erros aconteçam pra todo mundo. Todos podemos cair. Mas aconteça o que acontecer, voce nunca poderà ser "diminuido" por alguma intempérie da vida, mas sim acrescentado, basta aprender com os erros.

Caso voce tenha falhado em algum ponto, esse é o momento de rever a propria vida, reconhecer o erro e repara-lo. Aprenda a pedir perdao e a auto-perdoar-se também. 

E quando nao é possivel reparar o erro?


Neste caso, o que nos resta mesmo é o aprendizado que a experiencia nos reserva, e o mais importante: Nao cometer o mesmo erro de novo. Nao cometa o mesmo erro duas vezes, pois assim nao é aprender duas vezes e sim sofrer duas vezes; bem mais que isso: é fazer os outros sofrerem também, jà que sempre tem alguém envolvido, mesmo que indiretamente. 

Voce nao pode e nem deve manter uma postura de auto-piedade, de vitima. Compreenda que voce é responsavel por sua vida e pelas consequencias de seus atos. A sua felicidade ou infelicidade depende de voce, portanto, segure as rédeas da sua vida e faça uma estoria diferente AGORA!

Importante: Nunca aceite o lugar ou o valor que os outros querem atribuir a voce por conta de algum erro. Voce é quem define isto. Cada pessoa possui infinitas possibilidades, recursos internos preciosos desconhecidos e que necessitam ser desenvolvidos. Utilize-os para o bem e para a paz. Cada um de nòs é um ser especial; portanto, se levante, erga sua cabeça e siga em frente, 

Voce nasceu pra ser prospero e feliz! 

Soraya Rodrigues de Aragao, psicologa