O psicologo e sua intervençao na promoçao da saude e do bem-estar

25/06/2014 09:56

O psicologo é um profissional da saude habilitado e com inscriçao na Ordem dos Psicologos, possuindo conhecimento e dominio de competencias especificas para trabalhar determinadas queixas e/ou necessidades apresentadas por individuos, grupos e organizaçoes, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar psicofisico e relacional. 

Seu trabalho abrange todas as esferas da vida: individual, familiar, profissional e social, e em todos os contextos e fases do desenvolvimento humano (infancia, adolescencia, adultez e velhice), bem como em situaçoes especificas de prevençao e de crise ja deflagrada.

A intervençao profissional do psicologo e seu campo de atuaçao especifico englobam condiçoes de reabilitaçao, prevençao, diagnose e suporte psicologico em diferentes situaçoes e contextos, sejam estes individuais e/ou comunitarios, utilizando instrumentos especificos de avaliaçao, tais como os testes e técnicas psicologicas, dentre outros. 

Algumas atividades psicologicas podem também ser desenvolvidas online (e-mail, msn e skype). Para aprofundar este item, leia: Serviços Psicológicos Online

O psicologo atua nas areas clinica, social e comunitaria, organizacional e do trabalho, hospitalar e da saude, juridica, escolar e educacional, bem como em ensino e pesquisa em Psicologia. Um dos pontos de atuaçao do psicologo de relevante importancia trata-se da psicoeducaçao e psicoprevençao e o trabalho realizado na construçao de politicas publicas que beneficiem a comunidade. Em vista disto, o psicologo tem papel fundamental na promoçao da saude e do bem-estar em contexto individual e social.

 

Quando procurar um psicologo?

Diante de uma problematica na vida do individuo, via de regra, o psicologo é o ultimo a ser procurado. Culturalmente, existem algumas crenças que permeiam a figura do psicologo, tais como: quem procura um psicologo é porque nao é normal, a pessoa nao tem a capacidade de resolver os seus proprios problemas, sendo classificada como pessoa incompetente, conflituosa, problematica, fragil ou com poucos recursos internos, etc. Hoje, este panorama ja esta começando a mudar e as pessoas percebem até mesmo como condiçao de status  frequentar um psicologo. Na realidade os motivos deveriam ser outros.

Outra questao que dificulta a "cultura do psicologo" é que a acessibilidade deste profissional é restrita a alguns grupos sociais com  determinadas condiçoes socioeconomicas. Infelizmente boa parte da populaçao nao tem condiçoes economicas de ser acompanhada por um psicologo mas com certeza, todos nos precisamos, visto que o interessante seria mesmo um trabalho preventivo, além de auto-conhecimento para uma vida mais satisfatoria e feliz e nao apenas quando o problema ja foi deflagrado. Infelizmente nos nao temos uma cultura de prevençao.

 

                                        Tela: Arvore da Vida (Gustav Klimt)

Em quais situaçoes um psicologo pode ajudar?

O psicologo possui qualificaçao profissional dentro do ambito de sua competencia para ajudar em:

- Problemas emocionais e afetivos;

- Traumas;

- Dificuldades interpessoais e de relacionamento;

- Recursos para desenvolvimento da resiliencia; Saiba mais: Como desenvolver a resiliencia e sair mais forte das adversidades da vida

- Orientaçao psicologica em decisoes importantes;

- Aconselhamento psicologico;

Sobre o aconselhamento psicologico, gostaria de ressaltar que o psicologo nao toma decisoes pelo cliente/paciente, mas avalia, questiona e proporciona através da reflexao e percepçao diante das possibilidades que se apresentam, bem como de suas consequencias, o que o cliente/paciente deseja para sua vida. Em vista disto, é o proprio cliente/paciente que faz suas escolhas. 

- Disturbios psicologicos e/ou psiquiatricos (transtornos de ansiedade, depressao, fobias, sindrome de estresse pos-traumatico, disturbios alimentares) Leia também: Psicopatologia: Alguns transtornos

- Problemas de aprendizagem e inclusao escolar;

- Dificuldades na escolha profissional;

- Dificuldades familiares;

- Problemas e dificuldades concernentes a fases especificas do desenvolvimento humano (adolescencia, senescencia, etc);

- Problemas e dificuldades em momentos especificos da vida (matrimonio, nascimento de filho, viuvez, aposentadoria);

- Outros;

Caso voce tenha se identificado com algum item acima, procure um psicologo. Ter uma consulta psicologica nao é o mesmo que conversar com um amigo. Além de ter qualificaçao teorico-técnica, o psicologo se orienta de acordo com os pressupostos do codigo de ética profissional, observando e respeitando as normas e regras deontologicas que regulam a profissao, tendo como premissa basica a seriedade, a pontualidade, o respeito e o profissionalismo que balizam o fazer psicologico. Através de técnicas especificas, o cliente/paciente resolve a problematica/queixa que o levou a procurar um psicologo, além de proporcionar e viabilizar uma melhor compreensao e percepçao de si mesmo e do mundo que o cerca, promovendo seu auto-conhecimento e crescimento em todas as esferas da vida, desenvolvendo a propria autonomia e favorecendo mudanças positivas.

Melhore sua qualidade de vida; procure um psicologo.

Soraya Rodrigues de Aragao. Psicologa, CRP-11/06853

Para Referir: ARAGAO, S.R.