Psicopatologia: Alguns transtornos

10/05/2014 10:31

"SINDROME BORDERLINE ou TRANSTORNO DE PERSONALIDADE LIMITROFE"

 

A Sindrome Borderline é um transtorno mental que se caracteriza por sintomas que podem abranger: agressividade, irritabilidade, dificuldades de relacionamentos, baixa autoestima, depressao, impulsividade, dependencia afetiva exacerbada, labilidade emocional (oscilaçoes de humor), comportamentos suicidas, entre outras. Muitas vezes é confundido com o Transtorno Bipolar.

Como tratar?

O tratamento consiste em medicaçao e psicoterapia. A medicaçao incluem antidepressivos, tranquilizantes e estabilizadores de humor; a psicoterapia é fundamental para que o paciente se autoconheça, aprenda a administrar seus impulsos e emoçoes, bem como com as relaçoes interpessoais. 

 

O que é Transtorno do Déficit de Atençao e Hiperatividade TDAH (DDA)?

 

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neuropsicologico, de causas genéticas, que aparece na infância, sendo a sindrome mais comum em crianças e adolescentes. Esta' associado a disfunçoes no cortex pré-frontal, dentre outras areas do cérebro correlacionadas com a açao de alguns neurotransmissores envolvidos em processos cognitivos que necessitem de ativaçao da vigilancia para processos de aprendizado e atençao.

 

Sintomas: 

Muitas vezes é confundido com falta de limites e regras delimitadas por parte dos pais e/ou educadores em ambito escolar (bem como em outros contextos), que observam determinados problemas comportamentais como: falta de concentraçao (vive no "mundo da lua"), transtornos de tiques, desatençao, inquietude ("motor ligado" 24 horas por dia), impulsividade, dificuldade em obedecer regras e consequentemente problemas de relacionamento envolvendo limites estabelecidos socialmente. Também estao inclusos os esquecimentos ,desorganizaçao e dificuldades em concluir tarefas.

Se nao for devidamente tratado, o TDAH acompanha o individuo até a idade adulta e possui a capacidade de causar outras comorbidades. O diagnostico somente podera' ser feito por um profissional da Psicologia ou Neuropsiquiatria que organizara' o tratamento que incluem medicaçao e psicoterapia. 

 

Esquizofrenia: O que é? Como diagnosticar e tratar?

 

A esquizofrenia é um transtorno mental ou disturbio psiquico endogeno que afeta a consciencia do "eu", a percepçao (perda do contato com a realidade), o pensamento, as emoçoes, o comportamento e as relaçoes afetivas. 

Cientistas e estudiosos ainda nao sabem explicar ao certo as suas causas, mas fatores genéticos e desequilibrios neuroquimicos estao envolvidos, e apesar de ser classificada como endogena (independente de fatores externos), observamos que fatores ambientais sao desencadeantes para quem tem a predisposiçao genética, bem como pode ser desenvolvida pelas pessoas que fazem utilizaçao de substancias psicoativas e/ou aquelas que tiveram traumas encefalicos.

Geralmente, inicia-se na adolescencia ou na fase inicial da vida adulta e muitas vezes os comportamentos caracteristicos no inicio da doença se confundem com crises existenciais proprias desta fase da vida,mascarando assim os sintomas . A incidencia é de 5% na populaçao mundial e ocorre em todas as culturas, raças, genero e condiçao socioeconomica.

Existem os sub-tipos de esquizofrenia: paranóide, hebefrênico e catatônico além das formas atípicas.

O diagnostico é realizado por um profissional da saude mental e consiste em avaliaçao direta do paciente e dos sintomas por este apresentados bem como de entrevista com familiares sobre a capacidade funcional e relacional do paciente e dos sintomas que caracterizam a doença. No entanto, antes sao realizados exames de sangue, dentre outros para que sejam descartados doenças e condiçoes médicas gerais que apresentem sintomatologia semelhante ao da esquizofrenia, tais como uso de anfetaminas, da cocaina, presença de tumores cerebrais, dentre outras. 

Os principais sintomas da esquizofrenia sao: comportamentos bizarros, apatia, indiferença emocional, isolamento social, alucinaçoes (ouvir e ver coisas que nao existem), delirios, desorganizaçao cognitiva (pensamento desordenado), sintomas ansiosos, depressivos e persecutorios. Um sintoma muito recorrente é o da pessoa sentir-se vitima de complo ou armaçao por parte de outras pessoas ou grupos, embora evidencias racionais mostrem o contrario.

Quanto mais cedo for diagnosticada e a intervençao for realizada, menores serao os danos causados e melhor sera' o tratamento. 

 

SINDROME DO PANICO

 

Ultimamente muitas pessoas tem sofrido de Sindrome do Panico, dentre estas, a maioria sao mulheres. Uma crise de panico se caracteriza por um conjunto de estados e sintomas relativos ao medo agudo e intenso, que surgem de forma inesperada, deixando a pessoa com a sensação de que algo ruim esta' por acontecer, de morte, de desespero , falta de autocontrole, medo de enlouquecer. Apos a primeira crise, o individuo desenvolve a chamada ansiedade antecipatoria, por nao saber prever quando, como e onde uma outra crise de panico podera' acontecer, evitando os locais e condiçoes que estejam relacionados, podendo deixar de realizar atividades importantes como estudar, trabalhar, pegar onibus, etc.

Neste caso, os fatores ou "gatilhos" que podem ocasionar este transtorno de ansiedade ainda nao estao bem esclarecidos pois como foi colocado, nao se pode prever quando uma crise vai se iniciar, porém depois de deflagrada, em poucos minutos atinge o apice dos sintomas ansiosos.

 

Os sintomas podem variar de pessoa pra pessoa, seja na intensidade, forma e duraçao, mas em todos os casos se observa uma extrema somatizaçao, tais como: tremores, taquicardia (batedeira no peito), falta de ar, sensaçao de aperto no peito e no' na garganta, sufocamento, tontura, sensaçao de desmaio iminente.

Existem casos em que o panico vem associado a agorafobia (medo de locais e situaçoes em que é dificil uma fuga). A agorafobia nao é uma fase passageira da doença e necessita de atençao quando a sua cura.

O tratamento consiste em utilizaçao de medicamentos antidepressivos (inibidores seletivos da recaptação da serotonina), ansioliticos ( tranquilizantes) e psicoterapia.

A terapia cognitivo-comportamental se mostra muito eficiente para a prevençao e tratamento da Sindrome do Panico, pois possibilita a compreender os sintomas, de lidar com eles a encontrar maneiras de lidar com a ansiedade e tensao.

Substancias como alcool, cafeina e outros estimulantes podem desencadear ou piorar os sintomas de quem sofre com esta doença e portanto, devem ser evitados.

 

Transtorno de Adaptaçao ou Transtorno de Ajustamento

 

Transtorno de adaptação ou transtorno de ajustamento é caracterizado por sintomas depressivos e ansiosos resultantes do impacto psicológico de evento externo marcadamente estressante ou catastrofico e que altera drasticamente a vida da pessoa, de maneira desagradavel e duradoura, gerando sofrimento e perturbaçao psiquica, emocional e funcional. Vale a pena salientar que a causa é sempre externa e leva-se em consideraçao que sem o evento traumatico, os sintomas nao se desenvolveriam.

E' sempre consequencia de um estresse fisico ou psicossocial como por exemplo mudança de situaçao (divórcio, desemprego, aposentadoria) hospitalização prolongada, doença crônica, mudanças bruscas e nao elaboradas, etapa da vida e crises de desenvolvimento (escolarizaçao, nascimento de um filho), perdas (morte de um ente querido, fim de um relacionamento), e seguido da busca de adaptaçao do individuo para a nova realidade. Quando este nao é conseguido, o organismo começa a responder aos eventos estressogenos de maneira inadaptada, surgindo, portanto, os sintomas caracteristicos. 

Traços de personalidade e fatores idiossincraticos contribuem para a ocorrencia e agravamento do transtorno, ja' que existem pessoas que sao mais frageis diante de eventos traumaticos e estressogenos, tendo, cada individuo uma maneira particular de perceber e administrar eventos desagradaveis e inesperados da vida. Necessario trabalhar a perda ou sofrimento psiquico para que este nao evolua para um quadro depressivo.