Reflexao sobre a "Renovaçao da vida": a escolha é sua

03/07/2014 14:30

Muitas vezes necessitamos renovar a nossa propria existencia e acredito que esta pratica deveria ser um exercicio constante, visto que tudo està emfluxo, em (re)construçao, em (re)novaçao, seja do nosso ser e consequentemente da propria vida; A vida é criativa e a natureza nos ensina. 

Buscando a sabedoria na natureza, é muito interessante a "Fabula da Aguia", de Autor Desconhecido e que descreve em linhas gerais a necessidade precipua de estarmos nos atualizando e que muitas vezes torna-se uma questao de vida ou morte (em sentido simbolico). 

Retrata a necessidade que temos de nos recolhermos um pouco para reavaliarmos os nossos conceitos, as nossas escolhas, os nossos valores, as nossas praticas e atitudes, do que temos feito da nossa vida, do que precisa permanecer, mas também do que necessita ir embora, ser renovado, arrancado, embora leve tempo e mesmo nos traga dor...é necessario melhorarmos.


O RENOVO DA AGUIA
- Autor desconhecido

A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos.
Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta anos ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!
Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinquenta dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.
Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o formoso vôo de renovação e para viver então mais trinta anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, velhos hábitos que nos causam dor.

E voce, sente necessidade de renovar-se? Faça uma auto-reflexao, avalie a sua vida, busque seus sonhos que estao ha muito tempo engavetados, se construa pra melhor!

Soraya Rodrigues de Aragao, psicologa