Transtorno obsessivo-compulsivo Sintomatologia, Intervençao e Tratamento

29/05/2014 21:04

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou Disturbio obsessivo-compulsivo (DOC) esta' classificado no DSM-IV dentro do grupo dos Transtornos de Ansiedade, sendo conhecido também como a "doença do segredo", pois o individuo tem vergonha de expor diante dos outros determinados comportamentos caracteristicos do TOC, principalmente as compulsoes, e se resguardando publicamente no tocante as manias e rituais que muitas vezes se mostram estranhos, irracionais e sem sentido. Por conta disto, causam sofrimento ao individuo, consequente afastamento social, incapacitando e interferindo em diversas esferas significativas como na familia e no trabalho.

 

O TOC é uma doença?

Doença seria um termo inapropriado, visto que a doença sempre tem um fator etiologico externo. Ex. A gripe é uma doença e é causada por um virus; o mesmo se aplica à catapora. A coqueluche e a desinteria, por bactérias. Ja' Transtorno é um conjunto de sintomas que se caracterizam por uma condiçao patologica ou disturbio mental e que apresenta causas multifatoriais, incluindo a genética, os fatores psicologicos e os fatores ambientais, como a estoria de vida, educaçao familiar, cultura, etc e nao é causado por um agente etiologico externo.

  

 

O TOC é um transtorno psiquico caracterizado por dois sintomas fundamentais: as obsessoes e as compulsoes. Estes sintomas podem aparecer juntos ou isolados.

 

Obsessoes sao comportamentos recorrentes  tais como idéias ou pensamentos indesejaveis ou medos que invadem a mente do individuo sem que ele tenha controle sob os conteudos do pensamento e que geralmente causam desconforto emocional e angustia. Caracterizam-se pela falta de controle nos pensamentos inaceitaveis/desagradaveis. Exemplo: Sobrevem um pensamento ou idéia invasiva de que o individuo quer matar outra pessoa ou fazer-lhe algum mal ou que blasfema contra Deus, etc. A pessoa tenta manter o controle das ideias invasivas (através das compulsoes) o que nao é possivel; Além de ser um procedimento improdutivo, tem enorme gasto de energia e tempo.

Compulsoes (comportamentos compulsivos ou comportamentos aditivos) sao aqueles comportamentos repetitivos, quase que automaticos e que objetivam promover o alivio de ansiedade ou angustia diante de determinados eventos e em determinadas condiçoes e em particular relaçao com os conteudos intrusivos das obsessoes. Sao comportamentos ritualisticos exagerados e geralmente bizarros. O individuo tem consciencia de que o comportamento é exagerado e infundado, mas mesmo assim nao consegue abster-se de realiza-lo. Tem como objetivo principal neutralizar através de um determinado ritual, as idéias invasivas das obsessoes. Exemplo: Tive um pensamento muito ruim contra uma pessoa, entao eu preciso realizar um ritual (como rezar) para neutralizar este pensamento; ou quando desligo a luz, eu preciso ligar e desligar varias vezes, pois so assim eu tenho a certeza de que desliguei; ou eu vou dormir e ja' fechei as portas e janelas, mas eu preciso me levantar de novo pra verificar se de fato esta' bem fechada.

 

 

Manifestaçoes Clinicas/Sintomatologia do TOC

 

-Mania de limpeza: a pessoa gasta tempo significativo com os rituais de limpar, como lavar excessivamente as maos ou demorar no banho, permanecer muito tempo organizando e limpando constantemente a casa, constante troca de roupas, etc. O quadro clinico caracteriza-se por uma preocupaçao recorrente e intensa relacionada ao medo de ser contaminado por germes;

-Comportamento de evitaçao: a pessoa nao utiliza banheiro publico, nao senta em bancos publicos (como metro, onibus, trem), evita pegar em maçanetas de portas, corrimao de escada, evita manter contato fisico com as pessoas por medo de pegar alguma doença, evita ir a hospitais, etc;

- Comportamento de superstiçao: quando caminha a pessoa evita a risca do chao, porque acredita que aquilo traz mà sorte, evita passar debaixo da escada por motivos igualmente supersticiosos, nao usa preto em determinadas ocasioes, evita pronunciar determinadas palavras ou ter determinados comportamentos e em consequencia realiza repetidamente comportamentos ritualisticos com o intuito de anular ou neutralizar os proprios pensamentos angustiantes, pois acredita que se nao forem anulados ou neutralizados, vai acontecer algo muito ruim, trazendo consequencias nefastas ou catastroficas para si, seus familiares ou pessoas queridas;

- Comportamento de verificaçao repetida/checagem/controle: verifica se fechou adequadamente janelas, portas, luz, repetindo varias vezes o mesmo procedimento  pra ter a certeza de que fechou realmente;

- Preocupaçao com a simetria dos objetos: objetos tais como chinelos, talheres, quadros, etc. devem estar perfeitamente simétricos e alinhados, seja por categoria de cores e formatos e devem estar exatamente nos locais certos;:

- Acumulo de objetos sem nenhuma utilidade e colecionismo: Por ex. acumular todo tipo de objeto, como garrafas plasticas, papéis e outro entulhos, coisas sem nenhuma utilidade, mas a pessoa insiste em manter consigo. Em casos extremos, torna-se impossivel viver dentro de casa, pois ja' nao tem mais espaço pra nada; 

- Tiques nervosos: piscar de olhos sistematico e involuntario, contraçoes subitas do pescoço, caretas involuntarias, dentre outros;

 

O que diferencia o TOC de uma pessoa que gosta de limpeza, que é organizada, que gosta de colecionar ?

 

Todos os sintomas acima descritos apresentam tres caracteristicas em comum: gastam tempo significativo, tornam a vida incapacitante e causam sofrimento, repercutindo e influenciando negativamente na vida do individuo, além de ter um carater excessivo e caricaturado. Portanto, nao devem ser confundidos com os sintomas de TOC determinados traços de personalidade de pessoas que sao organizadas e gostam de limpeza. 

O que caracteriza um comportamento como patologico é a intensidade e a duraçao com consequente sofrimento para o individuo, e no caso especifico do TOC fazendo com que a pessoa gaste muito tempo com os rituais e interferindo negativamente na vida do individuo. Exemplo:. perder o horario de um compromisso importante porque permaneceu muito tempo nos rituais de limpeza, de sistematizaçao ou de reorganizaçao. O fator perder um compromisso importante como uma entrevista de emprego por conta de rituais exagerados é indicativo de que a pessoa necessita buscar ajuda profissional urgente.

 

O TOC tem tratamento?

Sim, e o tratamento consiste na interaçao de medicaçao e psicoterapia. Tem mostrado resultados eficientes a TCC (Terapia Cognitivo-comportamental) no tratamento de sintomas do TOC. E' realizada especificamente a EPR (Exposiçao e Prevençoes de Rituais) e a dessensibilizaçao gradativa a sintomas que geram ansiedade, como por exemplo, o contato com determinados objetos de que o individuo evita. 

O pressuposto primordial da EPR é a habituaçao e parte do principio (em linhas gerais) de que o organismo se habitua de maneira gradativa a estimulos desagradaveis e que evita por gerar angustia, estresse e ansiedade.

Se voce se identificou com os sintomas, nao deixe pra depois, procure um profissional da saude.

 

 Soraya Rodrigues de Aragao. Psicologa, CRP-11/06853

Para referir: ARAGAO, S. R.

 

Este artigo tem funçao informativa e psicoeducativa, nao substituindo o diagnostico profissional.